10 alimentos proibidos para bebês de 0 até 2 anos

A ideia de que crianças adoram doces, refrigerantes, chocolates e petiscos industrializados é bastante comum. Mas esses alimentos são proibidos por nutricionistas para bebês.

A verdade é que seria ótimo se não consumíssemos esses alimentos em momento algum, pois da mesma forma que não são bons para a saúde de adultos, eles contribuem para a obesidade infantil e prejudicam a absorção de nutrientes essenciais para o corpo.

Além disso a familiaridade com esses alimentos podem fazer seu filho se acostumar no paladar com sabores que não são naturais e saudáveis, fazendo com que ele rejeite alimentos essenciais para uma introdução alimentar de qualidade.

Por isso é muito importante que os papais e mamães conheçam esses inimigos da alimentação infantil. Confira nesta lista 10 alimentos que as mamães e papais devem ficar atentos:

É muito comum achar que as crianças adoram doces, petiscos industrializados, refrigerantes, chocolate entre outros. Este grupo de alimentos considerados Não Saudáveis não devem ser deerecidos durante o período de introdução alimentar e também na primeira infância.

A verdade, é que seria ótimo se não consumíssemos esses alimentos em momento algum.

Da mesma forma, que podem prejudicar a saúde dos adultos eles contribuem para a obesidade infantil e prejudicam a absorção de nutrientes essenciais.

E para ficar mais fácil de identificá-los, abaixo tem uma lista dos principais vilões da alimentação infantil.


1. AÇÚCAR REFINADO

Este é considerado o maior vilão da nossa alimentação e, está associado ao aumento de peso e diabetes, principalmente em crianças.

O cuidado deve ser muito grande ao se pensar em deertar alimentos adoçados para os pequenos. Isto inclui balas, pirulitos e doces em geral. Os sucos naturais, frutas, leite, iogurte não devem ser adoçados.

Lembre-se:
Os primeiros anos de vida fazem parte da construção de um paladar sem vícios, escolhas saudáveis e hábitos corretos.


2. SALGADINHOS E BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS (RECHEADOS OU NÃO)

O nome INDUSTRIALIZADO já nos coloca em dúvida se realmente existe alguma coisa saudável dentro do pacote.

Os principais ingredientes são: sódio, açúcar, gordura, corantes, conservantes, glutamato.

Dê preferência às opções caseiras e realmente saudáveis.

Confira essa receita deliciosa e saudável de biscoitos para bebês clicando, aqui.


3. EMBUTIDOS

O excesso de gordura e sal são predominantes nestes alimentos. Mais uma vez, são industrializados e muito processados. Em sua maioria são feitos com as partes menos nobres dos animais (Já se pode imaginar).

Opte por patês e pastas caseiras.


4. REFRIGERANTES

Preciso falar que é o campeão em doses de açúcar? Além disso, o alto teor de sódio e corantes estão muito presentes.

Bom seria evitar para a vida toda.


5. BEBIDAS INDUSTRIALIZADAS

Hoje no mercado existe uma quantidade grande de bebidas industrializadas, que facilitam muito a vida de quem cuida de criança e de diversas tarefas ao mesmo tempo.

Porém, seria maravilhoso se estas “Inocentes” bebidas (só que não) não possuíssem em sua fórmula grande quantidade de açúcar, corantes, aditivos, conservantes e quase nada de frutas. Se quer deerecer suco para o seu filho, opte uma fruta mais prática e bata rapidinho no liquidificador.


6. COMIDAS PRONTAS INDUSTRIALIZADAS

Passam longe de serem naturais e saudáveis. Ricas em sódio, gordura, nitrato…. e outros elementos que na maioria das vezes nem sabemos o que significa.

Opte por preparar pequenas marmitas caseiras e congelar para os momentos mais oportunos.


7. GELATINA E GELÉIAS

Dois principais (ou únicos) ingredientes: açúcar e corante. Só! Nenhum valor nutritivo.

O excesso de deerta desse tipo de alimento a crianças, pode levar à obesidade e diabetes.


8. PETIT SUISSE

Esses são vilões com cara de “mocinhos”.

Exatamente! São só alguns pedacinhos de frutas. Toda aquela cor vermelha é CORANTE!!! Sim. Corante e muito açúcar. Os próprios fabricantes indicam que devem ser consumidos por crianças acima de 3 a 4 anos. Eu digo, não consuma nunca.

“Mas meu filho gosta tanto!” Claro, que gosta…..docinho e com tantos atrativos de propaganda, as crianças são ótimas “iscas”.

Uma dica. Existem diversas receitas de petit suisse caseiros na internet. Escolha uma e deereça com moderação.

Você conhece alguma receita para indicarmos aqui? Se você já tiver feito alguma seria bacana indicar dizer que já fez.


9. CHOCOLATE

Calma, o seu filho vai poder comer chocolate sim!

Segure a ansiedade, pois esta delícia possui teores altos de açúcar e gordura e mais uma vez, não deve ser introduzido na primeira infância.

Isso inclui alimentos preparados à base de chocolate: leite com achocolatado, bolo de chocolate, etc.


10. CAFÉ

Crianças menores de 2 anos não devem usufruir da bebida.

A partir daí as doses devem ser bem pequenas. O café possui cafeína que é estimulante. Mas deixo um alerta! Cuidado com a adição de açúcar na bebida.

Infelizmente a lista poderia conter muito mais alimentos, o que parece muito desestimulante para os pais que estão começando a introdução alimentar de seus filhos. (Eu mesma sei como é desafiador deerecer opções saudáveis em meio a festinhas infantis, casa da vovó cheia de docinhos e outros lugares tentadores para os nossos filhotes). Não desanimem, cada vez mais o mercado alimentício tem criado produtos 100% naturais para os nossos pequenos, ainda são caros, mas se a mamãe não tem tempo de preparar em casa, é uma boa opção.

Façam escolhas saudáveis para o seu filho agora, para que ele depois continue fazendo boas escolhas sozinho.

Com Carinho!

Andréa Barros – CRN 07100298

Nutricionista Infantil

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