3 desenhos ideais para bebês no Netflix

O avanço da tecnologia nos últimos anos tem facilitado (e muito!) a vida de mamães pelo mundo todo. E vamos ser sinceros: é ou não é uma grande mão na roda esse tal de Netflix? Aqui tem sido útil demais em muitos momentos, por isso fico feliz com a qualidade do conteúdo da maioria dos programas desenvolvidos para nossos pequenos atualmente.

Mas, antes de mais nada, devo ressaltar que o uso de telas (TV, computador, tablet, celular) por crianças antes dos dois anos de idade não é recomendado pela Associação Americana de Pediatria. Um dos motivos é justamente o fato de que o bebê precisa brincar. A brincadeira é a base de uma infância saudável por ser o principal meio de aprendizagem da criança. O crescimento físico, mental e emocional que ocorre nos primeiros anos de vida de uma criança é ímpar. Qualquer tempo gasto em frente à TV é tempo roubado de atividades mais saudáveis e beneficiais que estimulam o crescimento e desenvolvimento da criança. As crianças que assistem TV em excesso podem se tornar passivas e perder a sua criatividade natural, encontrando, eventualmente, dificuldade em se manter ocupadas e perdendo o tempo valioso que deveria ser dedicado à brincadeira. Veja nesse post 5 brincadeiras que faço com minha baby que toda mamãe e papais podem fazer também.

Mas, provavelmente, a razão mais importante pela qual se deve ler para o bebê seja a conexão afetiva que se cria entre você e ele e entre as coisas que ele mais ama – a sua voz e o seu colo – e os livros. Enquanto lemos para uma criança, ensinamos a ela que a leitura é importante. Ainda mais quando essa leitura é alegre, animada e cheia de carinho! E não precisa ser muito longa não, viu? Muitas vezes é difícil conseguir parar tudo para sentar e ler com um bebê que pode parecer não entender muita coisa no início. Mas 5-10 minutinhos por dia serão suficientes para começar a desenvolver esse hábito. Aproveite momentos em que ele está calmo e interessado como quando acaba de acordar, antes de dormir, no carro, etc. Conforme o bebê for crescendo e demonstrando maior interesse, o tempo de leitura poderá aumentar.

Num mundo perfeito, não precisaríamos nunca lançar mão desse recurso pra conseguir lavar uma louça, fazer um telefonema, preparar o jantar, etc. Mas, infelizmente, a realidade da maioria de nós nos “obriga” a colocar os babies pra assistir alguma coisa vez ou outra. Sendo assim, o ideal é tentarmos adiar o máximo possível essa exposição e, quando ela ocorrer, evitarmos que seja por mais do que 20/30 minutos por dia. Equilíbrio é a palavra-chave aqui.

Seja como for, é bom saber por onde começar e o que existe de melhor para deerecermos aos filhotes, de modo a, pelo menos, diminuirmos os danos causados pelo tempo gasto diante das telinhas. Por isso, segue uma lista de top 3 no Netflix para bebês.

● Canções de Aprendizagem do Little Baby Bum

Contém músicas simples e animações coloridas que ensinam as crianças sobre animais, veículos, números, cores e etc.

● Mundo Bita (Bita e os Animais / Bita e as Brincadeiras)

Apresenta lindas canções originais num formato alegre e colorido que abordam os temas de cada título. (Meu favorito desta lista por ser produção brasileira com conteúdo musical excelente!)

● Oliver

Uma série sobre descobertas. O macaquinho Oliver leva o pequeno telespectador aos seus lugares favoritos para viver junto com ele aventuras investigativas. Ensina cores, formas e tamanhos e como usar os sentidos para explorar o mundo.

Para mais opções, procurem na categoria “filmes para 0 a 2 anos”.

Depois nos contem o que acharam. Tem algum outro que recomendariam também? Qual o favorito na casa de vocês?

Compartilhar essa postagem

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *